SEGUNDO DIA

O dia hoje foi repleto de palestras, encontros e atividades.

Começamos logo cedo com um bate papo com Sever Ploter, editor chefe de economia do Yediot Ahronot, um dos mais importantes de Israel. Ele nos deu um panorama sobre a economia israelense. Segundo ele, o país está em um bom momento. Em 2010 a economia cresceu 5% e a taxa de desemprego é muito baixa (cerca de 5,5%). Ele destacou a dificuldade de incorporar as minorias árabes e os judeus religiosos o mercado de trabalho.

Em seguida fomos ao INSS – Institute for National and Security System, onde tivemos uma interessante palestra sobre Israel e o Processo de Paz, onde foram abordados os problemas de segurança enfrentados por Israel: Irã, Palestinos, terrorismo e anti-terrorismo , bem como a Primavera Árabe e suas conseqüências para Israel e o Oriente Médio, bem como a votação sobre o reconhecimento do Estado Palestino na ONU. Os jornalistas participaram com muito interesse e debateram com os palestrantes.

Após o almoço fomos para a Embaixada do Brasil em Israel onde o grupo foi calorosamente recebido pela Embaixadora Maria Elisa Berenguer, que explicou como é seu relacionamento com o Itamaraty, com o governo israelense e com as demais embaixadas. Ela também ressaltou a importância da vinda do nosso grupo a Israel, e também do grupo de empresários que vieram acompanhados de Joaõ Doria e Jayme Blay.

Também visitamos a Better Place e fizemos test drive do carro elétrico. Tivemos ótimos momentos de descontração. Passeamos por Tel Aviv, Jaffa e jantamos a beira do Porto de Tel Aviv.

TERCEIRO DIA

A programação continua bastante intensa. Saímos de Tel Aviv em direção ao norte e o primeiro encontro da manhã foi com Emanuel Socolovsky, porta-voz do exercito israelense e que nos acompanhou até um local onde era possível visualizar a fronteira com o Líbano. Ele nos falou sobre os problemas de segurança vivenciados por Israel na fronteira, bem como sobre os freqüentes ataques do Hezbollah aos postos de segurança israelenses.

Em seguida visitamos o Babcom Center, onde fomos recebidos por seu fundador e presidente, Imad Telhami, uma árabe cristão, de origem drusa e que explicou côo funciona o centro de telemarketing, que emprega cerca de 500 moradores da região, entre árabes, judeus e drusos, sendo um exemplo de empresa multi-cultural.

No período da tarde, visitamos locais turísticos cristãos como o Rio Jordão e o Monte dos Bem aventurados. Pudemos avistar o Mar da Galileia e as colinas do Golan.

O dia terminou com uma visita à Golan Heights Winery, onde além de aprendermos sobre o processo da colheita e a casherização dos vinhos, desfrutamos de um ótimo momento de descontração entre todos os participantes do grupo, durante um excelente jantar com degustação de vinhos. Após o jantar, pernoitamos no Hotel do Kibutz Ginosar, de frente ao Lago Kineret.

A cada dia que passa, o grupo fica mais unido, e todos se surpreendem com a diversidade de Israel.