Documentário brasileiro “Ainda é 7 de outubro”, estreia no Bandplay

16
Filme registra momento em que sobreviventes do ataque terrorista visitam memorial

Depois de cobrir a guerra entre Israel e Hamas para a Band e a BandNews TV, a jornalista e escritora Sabrina Abreu voltou ao país do Oriente Médio e à Cisjordânia, em janeiro deste ano, para captar as repercussões da escalada do conflito entre israelenses e o grupo extremista islâmico. O resultado é o documentário Ainda é 7 de Outubro, que estreia nesta quinta-feira (11) no Bandplay, plataforma de streaming do Grupo Bandeirantes.

Especialistas e personagens dos dois lados foram ouvidos para descrever o significado de 7 de outubro, data em que os terroristas mataram ao menos 1200 pessoas. “Enquanto fazia as reportagens, no primeiro mês, senti a necessidade de contextualizar os fatos e de ouvir com mais calma as pessoas atingidas de diferentes formas pelo confronto em andamento e por essa batalha que já dura mais de 70 anos”, conta.

O filme ainda registra, pela primeira vez, a volta de dois brasileiros ao bunker onde se esconderam para sobreviver ao ataque: Rafael Zimerman e Rafaela Treistman relembraram o momento em que mísseis começaram a ser lançados no Nova Festival na data fatídica e o pânico que vivenciaram no abrigo antiaéreo à beira da estrada, no sul israelense, onde Ranani Glazer, namorado de Rafaela, foi assassinado.

Ainda é 7 de Outubro será disponibilizado gratuitamente no Bandplay a partir desta quinta-feira.