Por ocasião do Dia Internacional de Lembrança às Vítimas do Holocausto, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a Congregação Israelita Paulista (CIP), em parceria com a UNIBES e Consulado Geral de Israel em São Paulo, promoveram no dia 27 de janeiro, na Sinagoga da CIP, uma cerimônia solene alusiva ao Dia Internacional de Recordação das Vítimas do Holocausto.

A ex-assessora da presidência e atual diretora do Instituto Lula, Clara Ant, o ex-governador de São Paulo, José Serra, o secretario adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Guilherme Mattar (representando o prefeito Gilberto Kassab), o deputado federal Walter Feldman, os vereadores Floriano Pesaro e Gilberto Natalini, o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manuel dos Santos, oDiretor do Instituto FHC, Jorge Legman e os cônsules da Alemanha, Polônia, Grécia, Russia e Áustria, além de entre outras autoridades foram recebidos pelo cônsul Ilan Sztulman, e pelos presidentes da Fisesp, CIP e Unibes, respectivamente Mario Fleck, Dora Lucia Brenner e Celia Parnes.

A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou, em 2005, uma resolução em que institui o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional de Recordação das Vítimas do Holocausto. Em São Paulo, uma lei municipal de autoria do vereador Floriano Pesaro estabeleceu a mesma data, a partir de 2010, para recordar e homenagear as vítimas do Holocausto.

A solenidade, conduzida pelos rabinos Michel Schlesinger e Ruben Sternschein contou com o acendimento de velas em homenagem aos sobrevientes e com discursos de José Serra, Ilan Sztulman, Mario Fleck e Floriano Pesaro, e do sobrevivente Ben Abraham, que destacaram a importância da lembrança do Holocausto como um sinal de alertasobre os limites além dos quais não podemos ficar passivos.

A ameaça de Ahmadinejad foi destacada no discurso de Mario Fleck: “conclamo todos aqui, sem nenhuma exceção, a interromperem imediatamente o processo de aceitação passiva das palavras do Hitler de hoje, e que a cada vez que vozes racistas falem do extermínio de Israel, ou de qualquer outra nação, como prega o presidente do Irã, vozes ainda mais altas se levantem e digam: basta, jamais, nunca mais!

José Serra, destacou a instituição do Dia de Recordação das Vítimas do Holocausto como a iniciativa mais importante da ONU no que se refere aos direitos humanos e também se referiu a Ahmadinejad como o Hitler contemporâneo e cujo crime denegar a existência de Israel deve ser combatido com posições firmes.

A cerimônia foi finalizada com a execução do hino de Israel, entoado juntamente por todo o público que lotou a Sinagoga Etz Chaim.

Sobreviventes sobem ao palco para serem homenageados