Na última segunda-feira, um grupo do American Jewish Committee (AJC) ao lado dos líderes da comunidade judaica da Guatemala foram recebidos pelo Presidente Otto Perez Molina e pelo Ministro de Relações Exteriores, Harold Caballeros no Palácio Presidencial em reunião que durou cerca de uma hora. Durante a viagem o grupo se reuniu também com o Embaixador norte-americano Arnold Chacon e o Embaixador israelense Eliyahu Lopez.

Os tópicos da discussão com o Presidente e o Ministro incluíram a posição da Guatemala, desde 1º de janeiro, como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, as relações bilaterais entre Guatemala e Estados Unidos, problemas regionais. incluindo os esforços do Irã em fazer incursões no Hemisfério Ocidental e assuntos de preocupação da comunidade judaica local.

“Os encontros na Guatelama foram muito positivos”, disse o Diretor Executivo do AJC, David Harris, que liderou a delegação. “O país, enquanto confrontado com grandes desafios regionais e domésticos, destaca-se hoje como um geande amigo de Israel, e está empenhado em desenvolver um papel construtivo como membro recém-eleito do Conselho de Segurança”.

“Aplaudimos a posição do Presidente Perez Molina, que bloqueou a visita do Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, depois que ele declarou sua intenção de fazer uma parada na Guatemala para a posse do novo governo no último mês. Da mesma forma, apreciamos o apoio que este Governo dá à solução de dois estados no conflito israelo-palestino, através da mesa de negociações”, Harris concluiu.

David Harris se fez acompanhar da Diretora do Instituto Latino e Latino-americano da entidade, Dina Siegel Vann e vários membros do seu Board, incluindo Tom Kahn, Presidente do Board; Mario Fleck, Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo e Jean-Claude Kahn, Presidente da Comunidade Judaica de El Salvador.