Com palestra do professor doutor Jacques Marcovitch, ex-reitor da Universidade de São Paulo, foi inaugurado em São Paulo o Instituto Shoah de Direitos Humanos (ISDH), que irá funcionar na sede da B”nai B”rith, nos jardins, com o objetivo de servir como fonte de conhecimento e de auxiliar no processo de educação para uma cultura de paz.

Também foram comemorados os 80 anos de Brasil da B”nai B”rith (Filhos da Aliança, em hebraico), principal entidade judaica dedicada aos direitos humanos, em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação, do Departamento de História da USP. Os documentos que o novo instituto oferecerá aos formadores de opinião e à sociedade civil em geral tem como referência o Holocausto enquanto crime contra a humanidade.

“Reforçar a democracia e a cidadania por meio da educação, e combater a proliferação de idéias racistas e o antissemitismo é o objetivo principal da entidade, que nasceu há 169 anos e já existe em mais de 50 países”, esclareceu Abraham Goldstein, presidente da B”nai B”rith. A comemoração contou ainda com a presença do ex-presidente da Assembleia, Walter Feldman, e os vereador Floriano Pesaro e Gilberto Natalini.