No âmbito de seu Programa Anne Frank Brasil, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), em conjunto com a Federação Israelita do Estado de S. Paulo (Fisesp) e com o apoio do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (AHJB), criou o Concurso Nacional de Redações da Rede de Escolas Anne Frank Brasil, destinado, em sua edição 2013, exclusivamente aos alunos desta rede.

O tema da redação: ”Anne Frank e a Cultura de paz”. Participaram alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas Anne Frank de Belo Horizonte, Palmas, Rio de Janeiro e São Paulo. A escola de Porto Alegre não participou do concurso por motivos de força maior.

O vencedor nacional é Lívia Fernanda de Souza Mendes (7º ano), da escola de Belo Horizonte. Seu prêmio: uma viagem à Holanda, entre 9 e 16 de junho, para visitar a Casa Anne Frank e a Amsterdã judaica. Será acompanhada por Karen Didio Sasson, diretora executiva da Conib; Alberto Milkewitz, diretor institucional da Fisesp; pelo professor orientador e por um responsável.

O vencedor, da categoria A, para alunos do 5º ano, é Vanessa Lima Ramos, de Palmas. O vencedor da Categoria B, para alunos do 6º ao 9º ano, é Letícia Ottoni da Silva (7º ano), da escola de São Paulo. Ambas ganharão um tablet.

A escola que mais destacou foi a de Belo Horizonte, que também ganhará um tablet. Para a escolha, foi considerado o engajamento da equipe gestora da escola, o número de redações finalistas em proporção ao número de alunos participantes, atividades realizadas e registradas com docentes, alunos e famílias.

Entre os objetivos do concurso está incentivar a divulgação de conhecimentos sobre a vida e o legado de Anne Frank, estabelecendo relações com a sociedade brasileira contemporânea; relacionar conhecimentos históricos da experiência de Anne Frank para construir uma argumentação consistente sobre a relevância de uma atitude ativa na defesa da democracia, dos direitos humanos e da diversidade sociocultural.

A cerimônia de premiação será realizada em 3 de junho. Veja o regulamento do concurso.

Canal Prinsengracht, em Amsterdã, onde está localizada a Casa de Anne Frank. Foto: Wikimedia Commons.