Na noite da última terça-feira, 18/06. O vice-presidente executivo da Federação, Ricardo Berkiensztat, foi homenageado com o prêmio “Ativista 2013” (Askan Award), concedido pela Sinagoga do Morumbidurante a já tradicional “Noite de Inspiração”, uma noite emocionante, dedicada ao REBE DE LUBAVITCH (Menachem M. de Schneerson).

Organizada pelo rabino Dovid Goldberg, ocasião contou com presenças ilustres como: rabino David Weitman que contagiou a todos com seu discurso emocionante,do presidente da Federação, Mario Fleck, do ex-presidente Boris Ber, e também dos outros homenageados da noite, Eliezer Shmueli (ex-diretor geral do Ministério da Educação de Israel) e Tufi Duek (estilista e empresário).

Nascido em 1969, em São Paulo, Ricardo Berkiensztat estudou no Colégio Renascença e é formado em jornalismo pela PUC-SP. Por muitos anos dedicou-se voluntariamente à comunidade judaica, tendo começado no Movimento Juvenil Netzah Israel, e depois como representante da juventude na diretoria da Federação Israelita do Estado de São Paulo. Na Federação foi diretor de juventude, vice –presidente da mesma área e vice-presidente da área política. No ano de 2007, começou uma nova etapa, sendo convidado para assumir o cargo de vice-presidente executivo da entidade. É também conselheiro de entidades como Unibes, Hebraica e Colégio Alef, onde seu filho estuda.