Silvia_Perlov_DENTRO

No Cabalat Shabat e em seu serviço matinal, dos dias 10 e 11 de junho, o Taglit Brasil em parceria com a Congregação Beth-El, celebraram o Bar & Bat Mitzvah de 30 jovens que participaram do Programa. Com a sinagoga lotada por pais, amigos e familiares todos vibraram com a emoção que víamos presente no semblante de cada um, chamados no sábado, ao púlpito e que firmaram o pacto de a partir daquele instante, unir-se mais ao judaísmo. Como disse Yehuda Gitelman, que conduziu a cerimônia, naquele momento, uma nova porta se abria e caberia a eles dar continuidade ao seu judaísmo e quiçá, as futuras gerações. Como alguns não vivem em São Paulo, onde aconteceu a cerimônia, fizeram a preparação para o seu Bar/Bat Mitzvah, assistindo aulas semanais online e receberam material didático para reforçar o ensino.

Marina Zonis que discursou aos presentes, falou que como morava no interior e o contato com o judaísmo e sua tradição era escasso. “Vez por outra encontrava um ou outro judeu, mas de consistente mesmo, não tinha nada, nenhuma comunidade que me recebesse e propiciasse essa minha ligação com o judaísmo” e falou da importância do Taglit na sua vida.
Para Denise Kassow, diretora do Taglit- Brasil “essa cerimônia ‘simbólica’ significa a confirmação de que mesmo afastados antes do Taglit, agora tomam sobre si a importância da continuidade e responsabilidade da perpetuação e fortalecimento do Judaísmo em suas vidas”. E exemplifica o sucesso desse ato: “Em São Paulo, cerca de 70% dos jovens envolvem-se com algo significativo dentro do judaísmo e/ou da comunidade judaica, como a participação em projetos sociais, criação de grupos de estudos por interesse ou voltaram para Israel para fazer outros programas”.
Agradecidos, os jovens puderam comemorar esse primeiro passo, estabelecido há tempos, em direção ao futuro.

Vale ressaltar que, tudo aconteceu véspera de Shavuot, a “festa mais judaica de todas”, como disse Gitelman, referindo-se a outorga da Torá. Encerrando as comemorações, todos participaram de um bonito kidush.
Taglit-Birthright

O Taglit-Birthright Israel já presenteou 500 mil jovens judeus de 67 países, com uma viagem educacional gratuita a Israel de 10 dias. Do Brasil, já participaram mais de 8 mil jovens de 22 diferentes estados brasileiros. A viagem tem como objetivo fortalecer a identidade judaica dos participantes e construir uma conexão e vínculo duradouro com Israel e com suas comunidades locais.
O Taglit, é muito mais que apenas uma viagem a Israel, é uma imersão na história milenar de nosso povo. Para muitos dos participantes é a primeira oportunidade de conhecer suas raízes, a cultura judaica/israelense e o Estado de Israel.