Lideranças empresariais e políticas de Santa Catarina visitam Israel

169

Lideranças empresariais e políticas de Santa Catarina fazem em setembro visita de uma semana a Israel, para conhecer inovações tecnológicas em várias áreas, como aeronáutica, cibersegurança, comunicação, soluções de segurança pública e digitalização industrial, encontros com incubadoras e com capital ventures (empresas do setor de capital de risco) e visitas à Autoridade de Inovação de Israel (Matimop) e à Universidade de Tel Aviv – os catarinenses querem conhecer o papel da universidade no desenvolvimento do setor de inovação.

Para realizar a viagem, os catarinenses tomaram a iniciativa de procurar a Embaixada de Israel e a Conib. O Consulado-Geral de Israel em São Paulo teve papel importante na preparação do evento.

A missão é liderada pelo ex-deputado federal Paulo Bornhausen. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Silvio Dreveck, e o deputado estadual Gelson Luiz Merísio são os grandes incentivadores dessa iniciativa.

Também na delegação, os prefeitos de Itajaí, Volnei José Morastoni, e de Bombinhas, Ana Paula da Silva; membros da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, do Sebrae, da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, além do secretário de Urbanismo da cidade do Rio de Janeiro, Índio da Costa.

“Queremos entender os mecanismos de apoio e incentivos governamentais, identificar os diferenciais na formação dos talentos e criar uma ponte com investidores e empresas inovadoras com interesses em ter relações com o Brasil”, disse Gabriel Santos, diretor-executivo da ACATE, ao jornalista Renato Igor, assessor de imprensa do grupo.

O prefeito de Itajaí explicou o motivo de sua ida a Israel: “O município terá um Centro de Inovação, por meio do Governo do Estado, e temos um projeto para um distrito de inovação”.

Acompanham a delegação Sérgio Napchan, diretor de Relações Institucionais da Conib; Tsahi Reich, chefe da Missão Econômica de Israel em São Paulo; Boris Sister, da Câmara de Comércio Israel-Brasil.

Relação de instituições e empresas visitadas

Universidade de Tel Aviv – maior instituição de ensino superior em Israel, com mais de 30 mil alunos. Seu Instituto Lahav é o principal desenvolvedor de educação executiva em Israel.

Aeronautics Ltd – fornece soluções integradas para aplicações de segurança pública, de defesa e civis baseadas em sistemas aéreos não tripulados e comunicações.

Israel Aerospace Industries – líder mundial em mercados de defesa e comercial, fornecendo tecnologias e sistemas de última geração em todos os domínios: ar, espaço, terra, mar, cibersegurança, segurança pública.

IMI Systems – especializada em sistemas de segurança terrestre, aérea, naval e segurança pública

Verint – sistemas inteligentes de segurança contra fraude e risco.

Autoridade de Inovação de Israel (Matimop) – entidade pública independente responsável pela política de inovação do país.

Vintage Investment Partners – único fundo de fundos ativo de Israel, maior fundo secundário e maior grupo de coinvestimento de fase final. Tem atualmente cerca de US $1,5 bilhão sob gerenciamento em Israel, Europa e EUA.

Viola Partners – fundo de investimento exclusivo, voltado para investidores privados.

Hutchison Kinrot Accelerator – investidor global em tecnologias relacionadas à água e energia limpa e operador de uma incubadora de tecnologia no centro de Israel.

Carmor Integrated Vehicle Solutions – fabrica veículos para aplicações militares e civis, para exércitos nacionais, ONU e administrações civis em todo o mundo.

Sosa – fundada em 2013 por 25 dos principais investidores israelenses e empresários de alta tecnologia, reúne as startups e empreendedores mais inovadores do mundo.

Groove Ventures – capacita empresas em fase inicial.

Pitango Venture Capital – empresa líder de capital de risco, com mais de US $ 1,6 bilhão sob gestão e um crescente portfólio de startups inovadoras. A empresa investe em empresas em fase inicial, expansão e avançada em diversos campos.

Israel Industrial IOT – apoia a atividade de startups no setor industrial e ajuda multinacionais a colaborar com empresas locais, por meio da digitalização dos processos industriais.

MPrest – software de monitoramento global, controle e análise. O sistema integrado é implantado em diversos setores, como serviços públicos, controle de infraestrutura e de defesa.

Octopus – solução de software de comando e controle que permite o gerenciamento de mão-de-obra, procedimentos e tecnologia, tanto em rotina quanto em emergências. Foi projetado para instalação em cidades inteligentes, bancos, escritórios, fábricas, hotéis, hospitais, shopping centers e aeroportos.

Radwin – soluções para veículos, trens e navios, por meio de tecnologia de mobilidade sem fio.

SimilarWEb – ferramenta de análise de estatísticas de tráfego para websites. Possui uma filial em Santa Catarina.

Cyber Bureau – atua como conselheira do Governo de Israel, recomendando quanto à política nacional no campo cibernético.