Frase ‘Holocausto nunca mais’ é projetada nas torres do Congresso Nacional

328

A frase “Holocausto nunca mais” foi projetada nesta quarta-feira nas torres do Congresso Nacional, em homenagem ao Dia do Holocausto e Heroísmo. A projeção foi solicitada pela Confederação Israelita do Brasil (Conib).

Em hebraico, a data é o “Yom HaShoá VehaGvurá”, feriado nacional em Israel, dia 27 do mês de Nissan no calendário judaico. No calendário gregoriano, corresponde ao início da noite do 1º de maio, quando teve início a projeção.

A Conib afirma que a iniciativa é “um tributo à memória dos 6 milhões de judeus exterminados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, no episódio mais sombrio da história moderna”. Lembra também o espírito de resistência dos que conseguiram se rebelar em algumas cidades ocupadas pelos nazistas e em alguns campos de concentração.

De acordo com a Conib, o objetivo da data é fazer o Holocausto chegar ao conhecimento de todos, servindo de alerta contra o antissemitismo.

A comunidade judaica paulista também realizou na tarde desta quarta-feira um ato no Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto.