Debate sobre abordagens e desafios no uso das drogas lota a Sinagoga da CIP com a presença maciça de jovens

283

Dilemas Éticos contou com a participação do Dr. Drauzio Varella,  do Cônsul Paulo Jorge Nascimento e mediação do  Rabino Michel Schlesinger

Drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, são um problema da sociedade brasileira que nunca sai de pauta. Para discutir esse tema relevante, o Ministério da Cultura e a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizaram no dia 04 de setembro, na CIP, o evento Dilemas Éticos com o tema “Drogas – Novas abordagens para um antigo desafio”.

O evento, que lotou a Sinagoga da CIP e teve grande presença de jovens, contou com a participação do Dr. Drauzio Varella, médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, formado pela USP e conhecido por esclarecer questões que considera relevantes sobre saúde e política no Brasil e de Paulo Jorge Nascimento, Cônsul de Portugal, país que descriminalizou as drogas desde 2001 tornando-se referência mundial nessa questão. A mediação ficou por conta do Rabino da CIP Michel Schlesinger, que é Bacharel em Direito pela USP e representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso.

O cônsul de Portugal falou sobre os aspectos políticos e traçou uma linha do tempo sobre a experiência do país que há mais de 20 anos descriminalizou o consumo de entorpecentes e se tornou referência mundial na regulação das drogas. Já o rabino Michel, destacou os aspectos éticos e religiosos das drogas licitas e ilícitas. O Dr, Drauzio abordou questões cientificas, médicas e sociais, como a busca do prazer pelas drogas e as consequências a longo prazo, bem como o tráfico de drogas, o aumento da população carcerária, o crescimento das facções criminosas e a criminalização dos usuários.
“É importante que esse debate seja realizado em qualquer lugar, e aqui tivemos a oportunidade de alcançar um público numeroso e com a grande presença de jovens”, destacou o Cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Nascimento.

“Os jovens estão convivendo em um mundo onde a droga corre mais ou menos livremente e a única forma de você orientar as pessoas é através de discussões e debates como o de hoje. Tocamos em pontos delicados, e abordamos questões como a atual política proibicionista e que não oferece nada a não ser a cadeia, e de como precisamos encontrar um caminho brasileiro para o problema das drogas, com um sistema que possa acolher e ajudar o usuário”, frisou o Dr. Drauzio Varella.

“A CIP tem enfrentado com coragem temas que são fundamentais para a sociedade brasileira. O debate sobre política de drogas é extremamente importante e precisamos de espaços como este, de debate profundo, franco e aberto, para avançarmos e vencermos esta questão tão difícil”, declarou a presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, que compareceu ao evento.

“Como todo tema complexo, o desafio ético das drogas não pode ser tratado de forma maniqueísta. O encontro com especialistas de diferentes áreas nos trouxe a oportunidade de olharmos para este dilema com a profundidade que o assunto merece e de sairmos daquela situação de a favor e contra, como uma final de jogo Fla x Flu”, finalizou o Rabino Schlesinger.

Dilemas Éticos é uma iniciativa da Congregação Israelita Paulista (CIP) que convida o público a refletir sobre temas atuais a partir de questionamentos e considerações levantadas por profissionais de diversas áreas. Desde seu lançamento, em junho de 2015, já foram realizados diversos encontros que lotaram os teatros da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi e do Conjunto Nacional e nos shoppings Villa Lobos e Bourbon.