Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Fisesp realiza evento online com o tema “Mulheres e a Resistência na Shoá”

24

Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina (ELF) da  Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp),  realiza  na segunda-feira, 04 de outubro, às 10h, evento online com  Rebeca Serrano, Mestre em Estudos do Holocausto pela Universidade de Haifa, com o tema “Mulheres e a  Resistência na Shoá”.

O evento tem  parceria com a  Conib  e moderação de Karina Hotimsky Iguelka, Psicóloga e Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae e coordenadora do Projeto Marcha da Vida do Fundo Comunitário. Nele,   Rebeca debaterá sobre o livro  “A luz dos dias – A história não contada das mulheres lutadoras da resistência nos guetos de Hitler”.

No livro, com previsão para ser lançado em breve no Brasil, a  historiadora Judy Batalion resgata histórias da resistência feminina à ditadura de Adolf Hitler na Polônia ocupada. Na narrativa ela recupera uma parte importante da história que, por muito tempo, foi ignorada.

Rebeca Serrano também é graduada em Ciências Sociais pela Unesp de Marília e é  Mestre em Letras, no Programa de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo.

Liderado pela diretora da Fisesp Miriam Vasserman,  o  Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Fisesp (ELF) tem como proposta empoderar e capacitar mulheres por meio de valores judaicos para atuar ativamente na comunidade. O ELF também busca  reforçar a voz e o direito da mulher em todas as práticas sociais, políticas e culturais na comunidade judaica e na sociedade maior, buscando inspirar e cultivar as próximas gerações de mulheres e fortalecer as relações com Israel.