Grupo Ledaber realiza o seu primeiro encontro presencial

138

Ao mesmo tempo em que trouxe vulnerabilidade, o impacto do isolamento social em idosos durante a pandemia do coronavírus também trouxe resiliência.  Foi justamente durante este período  que surgiu o Grupo Ledaber, iniciativa do Projeto Idoso até os 120!  da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

Depois de dois anos de conversas pelo Zoom e pelo Whatsapp,  parte dos integrantes do Grupo Ledaber, que conta hoje com cerca de 100 participantes 60+, se encontrou presencialmente pela primeira vez no Domingo, 29 de maio, onde foram recebidos pelo casal Sergio e Norma, no “Espaço Norma Grinberg”.

“Em 2020, por conta da COVID 19, ficamos muito preocupados com o convívio social da terceira idade e de como eles iriam se comunicar já que não poderiam sair de casa. Muitos não sabiam utilizar os equipamentos digitais e foi então que tivemos a ideia de fazer alguns vídeos explicativos.  A iniciativa acabou evoluindo para um curso ministrado pelo especialista em TI Sergio Grinberg   Ele se empolgou com a turma e foi então que surgiu o Grupo Ledaber, com  a proposta de reunir quinzenalmente via Zoom, um grupo de participantes 60+”, explicou Sueli Schreier,  assessora executiva da Área do Idoso da Fisesp.

“Esse público 60+ está super bem de cabeça, gosta de conversar e de conhecer outras pessoas. Os encontros não contam com temas pré definidos, os participantes conversam e debatem sobre o que querem, e nunca falta assunto”, complementou a diretora do Projeto Idoso, Patrícia Sereno.

A iniciativa foi super aprovada e já deu para constatar a grande sinergia já na primeira reunião. “Esse foi nosso primeiro encontro presencial, mas parece que nos conhecemos há tempos”, frisou a anfitriã Norma Grinberg.  “Este era um grande sonho e me sinto muito realizado em ver o grupo reunido presencialmente pela primeira vez”, complementou  Sergio Grinberg.

“Estou no Ledaber desde o início e acho essa iniciativa de imensa utilidade. O grupo é bem eclético,  com pessoas de excelente formação profissional e cultural que discutem sobre os mais diversos assuntos. Tudo isso criou um vínculo muito bom, que pode ser constatado pelo número de pessoas que vieram confirmar essa amizade” declarou a integrante  Ruth Citrin Enk.

“Grupos como o Ledaber  são muito importantes como interface para continuarmos nos oxigenando e tendo novas ideias.   Posso afirmar que esse é um grupo  extremamente diferenciado ”, concluiu o participante Milton Openhaimer.

Equipe da Fisesp, Patricia Sereno, Sueli Schreier e Marcia Winnig
Participantes do grupo Ledaber se encontram presencialmente.
Participantes do grupo Ledaber se encontram presencialmente
Patricia Sereno, Norma e Sergio Grinberg e Sueli Schreier