Claudio Lottenberg com Luiz Flávio Borges D'Urso e Martim de Almeida Sampaio

O presidente do Hospital Israelita Albert Einstein e da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, foi homenageado na quarta-feira, dia 30 de maio, na sede da OAB-SP com o PrêmioFranz de Castro Holzwart. Ao receber o prêmio, Lottenberg destacou a importância de valores éticos na sociedade e criticou atitudes de intolerância, como as do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que nega o Holocausto e discrimina as minorias e que deve vir ao Brasil por ocasião da conferência Rio+20.

“Receber um prêmio de direitos humanos da Ordem de Advogados de São Paulo e ver meu nome ao lado de outros como os da doutora Silvia Pimentel, Dom Paulo Evaristo Arns, do governador Franco Montoro e dodoutor Gofredo da Silva Teles, muito me orgulha”, afirmou Lottenberg.

Disse ainda que, como médico, aprendeu desde cedo a viver em comunidade. “Como judeu, filho de imigrantes, herdei de meus pais o compromisso de servir ao próximo como a mim e a minha própria família. E isto nada mais é do que a consequência de um compromisso ético maior junto à sociedade e o orgulho e gratidão da educação recebida de meus pais”, falou.

Lottenberg lamentou a vinda do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil para participar da conferência Rio+20. “Triste é o mundo que silencia calado diante das atrocidades como as de Dafour ou das insinuações do tirano (Mahmoud) Ahmadinejad, o presidente do Irã. E este tirano, que discrimina minorias e nega o Holocausto, tem sido o foco de minha defesa pelos direitos humanos. Desta vez, as Nações Unidas nos convidam para o encontro Rio+20 e, seremos obrigados a receber este péssimo exemplo de intolerância em nosso país”, disse.

Claudio Lottenberg destacou o exemplo da OAB por sua luta histórica em defesa da democracia e do respeito às minorias e aos direitos humanos, agradeceu ao presidente (da OAB-SP) Luiz Flávio Borges D’Urso “pelo seu companheirismo ao longo destes anos, pela sua amizade, pelo seu verdadeiro interesse pelas causas de minha comunidade e pelas causas de nossos cidadãos”.