No último dia 1º de março, a área de segurança da Federação Israelita do Estado de São Paulo, participou de dois importantes encontros com autoridades e membros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

No primeiro deles, o assessor executivo da área de segurança, Fernando Fainzilber, ministrou uma palestra no GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo) para uma turma de sargentos da PM de diversas unidades e localidades que estão participando de cursos da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), sobre “Terrorismo”.

Segundo Fainzilber, esta é uma forma de colaboração da Comunidade Judaica do Estado de São Paulo, por meio da FISESP, com o Poder Público, compartilhando conhecimentos e informações sobre terrorismo internacional com nossos policiais. “Por meio dessa iniciativa, acordada em reunião com o Dr. Fernando Grella, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, oferecemos mais condições ao efetivo policial do estado de detectar atividades e condutas preparatórias ou ligadas ao terrorismo em fase inicial, como medida preventiva à ocorrência de atos violentos motivados por intolerância religiosa”, completou.

Na ocasião, também esteve presente o Oficial Inspetor Álvarez, do Esquadrão de Bombas da Polícia da Província de Córdoba, Argentina.

O segundo encontro do dia foi com o Chefe de Gabinete do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que aconteceu com o objetivo de manter firmes os laços de fraternidade e amizade entre a Comunidade Judaica do Estado de São Paulo e a Polícia Militar. Na ocasião, a comitiva da Federação ofereceu o envio de especialistas para ministrar palestras e exposições sobre o tema “Terrorismo” para o efetivo da Polícia Militar, como forma de colaboração, na esteira daquilo que tem sido feito com algumas unidades da Polícia Militar, bem como com a Polícia Civil do Estado de São Paulo. Estiveram presentes, Denis Goldshmidt, Ricardo Woller e Fernando Fainzilber.