O economista Luciano Coutinho, presidente do BNDES e considerado um dos sessenta mais poderosos do país pelo Portal IG, participou nesta segunda-feira, 01o de setembro, de um evento da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria para um seleto grupo de convidados na residência de Mario Fleck, vice- presidente da Câmara e presidente da Rio Bravo Investimentos e da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

Coutinho, que é líder do único banco brasileiro destinado a financiamento de empresas de longo prazo e considerado um economista que equilibra sólida formação acadêmica com larga experiência prática, traçou um panorama sobre o momento de transição política bem como seus reflexos para a economia do país.

“O momento atual é de transição política e será necessário enfrentar desafios nos planos macro e micro econômico por conta de fatores relevantes e que precisam ser enfrentados, como por exemplo a necessidade de fortalecer a política fiscal, o que não é uma tarefa fácil, pois quando a economia cresce, a receita tributaria é elástica, mas quando a economia cai, a receita também cai”, destacou.

Coutinho também frisou que uma política de contenção de gastos é indispensável. A população economicamente ativa está crescendo mais devagar, o que gera demanda para manter o nível de emprego estável. Por outro lado, é preciso que haja uma desburocratização para tornar nosso sistema financeiro mais eficiente. Outros desafios imperativos são recolocar a economia em uma trajetória de crescimento, assim como alavancar os investimentos em infraestrutura.

Ao final da explanação, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao palestrante, como o diretor da Advantech Bioscience Farmaceutica, Avi Meizler, que frisou a importância dos acordos de P&D e a desigualdade de condições entre empresários brasileiros e israelenses. Coutinho concordou e destacou Israel como um país onde os investimentos em ciência e tecnologia são feitos de maneira exemplar, destacando inclusive o cargo do cientista chefe, cujo mandato permanece independente das trocas de governo.

Ao final da apresentação, Mario Fleck fez uso da palavra: “agradeço à Câmara Brasil Israel pela excelente oportunidade de trazer alguém cujo papel é relevante na economia do país para uma conversa sem restrição de agenda. Também agradeço ao Luciano por atender ao nosso convite e abrir um espaço em sua conturbada agenda”.

“Além do fato de ser uma das maiores autoridades econômicas do país, Luciano Coutinho foi extremamente positivo, indicando quais são os mais relevantes problemas enfrentados pela economia brasileira bem como as principais oportunidades que existem”, finalizou o presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay.

 

 

Jayme Blay, Mia Starck e Mario FleckOs anfitriões Mario e Angela Fleck

 

Gustavo Franco, Mariano de Beer e Raphael Novelinojpg

Jayme Blay e Luciano Coutinho