Tel Aviv inaugura semáforos para ‘viciados em smartphones’

96
Faixa está em cruzamento central de Tel Aviv.

Quem nunca chegou perto de se envolver num acidente de trânsito porque estava com a cara grudada no celular que atire a primeira pedra. Capital dos negócios em Israel, a cidade de Tel Aviv quer acabar com esse risco: para remover de suas vias os “zumbis dos smartphones”, o município instalou no chão de uma calçada central da cidade tiras de LED, que ficam vermelhas e verdes, como um semáforo. Assim, quem estiver com o celular na mão poderá saber se deve atravessar as ruas mesmo sem olhar para os lados.

“Não podemos forçar as pessoas a tirar os olhos do celular, mas podemos colocar as ruas em seus olhos”, disse Tomer Dror, chefe de gerenciamento de tráfego de Tel Aviv. Por enquanto, o programa está só em um cruzamento, mas pode ser expandido para outras ruas da cidade.

Até aqui, usuários têm elogiado a iniciativa. “Como alguém viciado no meu celular, posso andar sem hesitação. É uma ideia que vai reduzir o número de acidentes”, disse Shai Levi. Outra pedestre, Haley Danino, trouxe preocupações. “É triste que tenhamos chegado a esse ponto.” Nem todos, porém, viram utilidade na inovação. Alex Shneider, de 32 anos, atravessou um cruzamento com sinal verde para os veículos e nem viu o sinal. “Estava muito ocupado no celular e não consegui prestar atenção”, disse.