IBI lança 2ª edição do seu curso de formação

69

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso de formação do IBI, “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”. As aulas tem por objetivo promover uma reflexão a partir de múltiplos pontos de vista, abrindo-se para compreensões aprofundadas que distanciam-se de estereótipos e polarizações.

O curso acontece no centro cultural B_arco, às quinta-feiras de maio e junho, das 19:30 às 21:30.

Confira o programa:

02/05 – De quem é o Oriente Médio?
A proposta é discorrer sobre o contexto geopolítico do Oriente Médio no pós-primeira guerra mundial, trazendo à baila discussões em torno da questão colonial e da autodeterminação dos povos. O que garante a um povo o direito a um Estado?

Com Michel Gherman,  professor de História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Árabes e Judaicos da mesma universidade. 

09/05 – Árabes ou palestinos? O desenvolvimento da consciência nacional na Palestina
Origens e desenvolvimento do movimento nacional palestino, em suas várias vertentes. Afinal, quem são os palestinos? Qual a relação dos palestinos com o mundo árabe?

Com Denise Rocha,  mestranda em Antropologia Social pela UNICAMP. 

16/05 – Um Estado judeu no Oriente Médio: o movimento nacional judaico
Discussão sobre as origens e desenvolvimento do sionismo, o movimento nacional judaico, e as suas várias vertentes, historicamente e na atualidade.

Com Marta Topel, antropóloga, pesquisadora e docente na Universidade de São Paulo. É diretora do Centro de Estudos Judaicos (USP).

23/05 – Terrorismo ou resistência? 

O conceito de terrorismo e as disputas em torno do termo a partir das estratégias utilizadas por grupos como o Hamas, FPLP, Hezbollah, entre outros, nas ações de combate a Israel. Será também discutida a relação entre terrorismo e islamofobia.

Com Matias Spektor, professor associado e Vice-Diretor da Escola de Relações Internacionais da FGV.

30/05 – Debate.

06/06 – As relações Brasil-Israel no Governo Bolsonaro 
Discussão sobre a aproximação entre Brasil e Israel e suas implicações a curto, médio e longo prazo.

Com Guilherme Casarões, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor da FGV nas áreas de Administração Pública, Ciência Política e Relações Internacionais.

13/06 – Israel e Palestina: confronto de narrativas
Como essa questão é disputada na atual conjuntura da polarização política, em que Israel é associado à agenda da nova direita e a Palestina à militância política da esquerda. Genocídio? Apartheid? Discussão sobre o risco da excepcionalização de Israel.

Com Omar Ribeiro Thomaz, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e História e ao Doutorado em Ciências Sociais.

27/06 – Debate

Curso destinado a pessoas de 18 a 35 anos.

Valor: R$ 180,00

Faça sua inscrição aqui