Jovens da comunidade judaica entram em ação e arrecadam 35 mil peças na Campanha de Arrecadação de Agasalhos em Higienópolis

316
Evento contou com a presença de Filipe Sabará; presidente executivo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

Há 19 anos essa ação se repete. Os jovens da comunidade judaica acordam cedo para um domingo de solidariedade e saem pelo bairro de Higienópolis para arrecadar agasalhos.

Nesse domingo, 16 de junho, não foi diferente. Cerca de 300 jovens da comunidade judaica coloram em prática um dos preceitos do judaísmo: a tzedaká, justiça social. Eles participaram da Mega-Campanha de Arrecadação de Agasalhos no bairro de Higienópolis, promovida pela Área de Juventude da Federação Israelita do Estado de São Paulo,  que aconteceu pelo 19º ano consecutivoe que neste ano teve como tema “Nosso superpoder contra o frio é um agasalho novo”.

A Campanha teve início com uma concentração na Praça Vilaboim de onde os participantes saíram para percorrer o bairro, em quatro caminhões e carros de som.  Também neste local aconteceu o “Drive Thru da Cidadania”, já tradicional entre os moradores do bairro, que passam pela Praça e “arremessam” seus agasalhos nas caixas de coleta.

Evento contou com a presença de Filipe Sabará; presidente executivo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

Filipe Sabará, presidente executivo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo participou da abertura da Campanha e destacou a importância do engajamento da juventude judaica. “a comunidade judaica sempre foi parceira do Fundo Social e ficamos muito felizes com essa grande participação.  Quando os jovens se engajam, também estimulam os adultos a participarem”.

Henry Gherson, assessor executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, comemorou a arrecadação de 35 mil peças, quase o dobro do ano anterior. “Participo da campanha como voluntário desde que ela começou. Na época com mais ou menos 10 anos. Hoje como organizador é um privilégio ver como um projeto tão importante para a comunidade e para a cidade  de São Paulo se mantém,  e  ver que os jovens seguem engajados com a causa. Não é fácil manter mais de 300 jovens em ação a cada ano, mas é bonito ver as novas gerações preocupadas em ajudar o próximo e fazer o bem para quem precisa”.

“Para nós, membros de tnuot, a campanha do agasalho é absolutamente relevante! Sair pelas ruas realizando tikun olam (reparação do mundo) é, ao mesmo tempo, judaico e jovem! Isso é uma grande ação da Federação Israelita em conjunto com os movimentos juvenis judaicos de São Paulo e nos deixa muito felizes saber que estamos ajudando tantas pessoas!”,  destacou o mazkir da Chazit, Bruno Goldstein.

Com apenas 12 anos de idade, os gêmeos Gabriel e Rodrigo Livovschi  já sabem o que é solidariedade “é importante fazermos doações, pois tem muita gente que precisa e não tem condições de comprar essas roupas”, disse Rodrigo.

Além da coleta nas ruas, a Federação Israelita também promove a arrecadação em entidades judaicas e estabelecimentos comerciais, que juntos perfazem cerca de 30 postos de coleta.  Todos os agasalhos arrecadados serão entregues diretamente às instituições cadastradas no Governo do Estado.

Federação Israelita do Estado de São Paulo é parceira oficial da Campanha do Agasalho junto ao Governo do Estado de São Paulo e a outras empresas do setor privado. A Mega – Campanha de Arrecadação de Agasalhos em Higienópolis também contou com apoio da Unibes e do Conselho Juvenil Judaico Sionista.