Tarsilinha do Amaral visitará Israel

331

Tarsilinha do Amaral, sobrinha neta da artista plástica Tarsila do Amaral  é uma grande apoiadora dos projetos sociais da Na’amat e sempre teve o sonho de visitar Israel e conhecer o país já visitado por sua  tia avó Tarsila do Amaral.

Acompanhada da presidente da Na’amat Pioneiras Brasil, Clarice S. Jozsef, Tarsilinha realizará este sonho e visitará Israel entre os dias 20 e 30 de junho. Além de percorrer os principais pontos turísticos de Jerusalém e Tel Aviv, ela conhecerá de perto os projetos da Na’amat,  maior organização feminina de Israel, visitando algumas de suas creches, o Centro Glickman de Prevenção à Violência Doméstica  e o  Centro de Convivência da Na’amat.

Tarsilinha também visitará o Museu de Arte Brasileira e algumas galerias de arte, tendo em vista trazer a Israel a exposição “Tarsila Popular”, que percorreu museus importantes em Chicago e Nova York entre 2017 e 2018.  Atualmente o trabalho da pintora está em cartaz no MASP , em São Paulo, na mais ampla exposição já feita sobre o seu trabalho, e que reúne   cerca de 120 trabalhos da artista, sendo mais de 50 pinturas.

A relação de Tarsilinha com a Na’amat Brasil começou em 2016, quando   ao conhecer o trabalho da Organização, ela doou as imagens de algumas obras de Tarsila do Amaral para o Projeto Arte & Artistas, que divulga cultura através da reprodução de réplicas em canvas, autorizadas, licenciadas,  numeradas e assinadas por artistas renomados.

Participaram da 1ª edição  em 2016 e cederam imagens das obras os artistas, Tarsila do Amaral – através de sua representante legal – Tarsilinha do Amaral com a obra O Mamoeiro, hoje exposta no MASP, Benjamin Rothstein e Henrique Schucman. Após o sucesso e resultado atingido na 1ª edição em 2016, criou-se a 2ª edição em 2018, com mais duas obras distintas de Tarsila do Amaral- Abaporu e Cartão Postal, hoje expostas no MASP e uma obra de Benjamin Rothstein – O Vazio da Cidade Grande.

Além de doar as réplicas de Tarsila do Amaral, Tarsilinha participou de diversos eventos da Na’amat em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre e se tornou uma grande admiradora e parceira do trabalho da Organização.

Ao fazer uma doação para a Na’amat  Brasil é possível adquirir uma das réplicas e ajudar as ações sociais da Organização.

A Na’amat no mundo

Fundada em 1921, em Israel, a Na’amat Pioneiras é uma organização beneficente de mulheres trabalhadoras e voluntárias com atuação mundial que tem por ideologia apoiar às mulheres e suas famílias.

Várias dessas mulheres se destacaram em suas áreas de atuação, figurando no cenário político mundial, como exemplo, Golda Meir. A Na’amat Pioneiras atua em diversos países: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Israel, México, Peru e Uruguai.

A Na’amat mantém albergues para jovens, escolas profissionalizantes e escolas agrícolas, incentiva e ajuda jovens e mulheres adultas a frequentarem cursos superiores (180 bolsas de estudo e 3 bolsas de pós graduação anuais), atende a uma extensa rede de creches (mais de 250 unidades ) para filhos de mulheres
trabalhadoras, possui centros comunitários e clubes familiares.

A Na’amat no Brasil

Em 1948, a Na’amat Pioneiras se estabeleceu no Brasil, primeiramente em Porto Alegre e logo após em São Paulo e Rio de Janeiro.

Hoje a Na’amat Brasil tem presença atuante em dez cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Paulo e Teresópolis.

Como instituição cultural beneficente, a Na´amat Pioneiras tem no trabalho voluntário a sua maior ênfase. Promove seminários, palestras, bazares, eventos, peças teatrais e múltiplas atividades para, desta forma, contribuir com creches, hospitais, orfanatos, casa de idosos e outras instituições.