Ato virtual em recordação ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

190

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) , a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp)  e a Congregação Israelita Paulista (CIP), promovem na quinta-feira, 27 de janeiro, às 19h30, um Ato virtual em Memória às Vítimas do Holocausto.

Além de sobreviventes do Holocausto, o evento, que acontecerá  na Sinagoga Etz Chaim da CIP e será transmitido online,  contará com a participação de autoridades civis, religiosas e comunitárias que vão  homenagear os seis milhões de judeus assassinados durante este trágico episódio da história, com o acendimento de seis velas.

Saiba mais sobre o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das  Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

Em São Paulo, a lei que institui um dia em memória às vítimas do Holocausto, é de autoria do então vereador Floriano Pesaro,  e foi sancionada pelo  prefeito Gilberto Kassab no dia 12 de dezembro de 2009.