Instituto Weizmann de Ciências oferece bolsas de estudos para sua Escola de Verão em Israel

8

Estão abertas as inscrições para quatro bolsas integrais destinadas a alunos brasileiros interessados em ciências que terminaram o segundo grau ou estão cursando o primeiro ano superior para o International Summer Science Institute, a Escola de Verão do Instituto Weizmann de Ciências (localizado em Rehovot, Israel).

O International Summer Science Institute acontecerá de 04 a 27 de julho de 2023. Nesse período, o Instituto Weizmann abrirá seus mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física para jovens talentos em ciências do mundo todo.

Orientação de cientistas renomados pesquisa científica de ponta e passeios por Israel integram a programação

Participam do Curso de Verão do Weizmann cerca de 80 alunos de várias partes do mundo. A programação inclui três semanas dedicadas à pesquisa científica nos laboratórios, com orientação de cientistas renomados, além de palestras, seminários e visitas instalações de última geração no campus.

Além de participarem diretamente de pesquisa científica de ponta, trabalhando em laboratórios e desenvolvendo projetos de investigação ao lado de profissionais, os alunos também farão diversos passeios pelos principais pontos turísticos de Israel.

Na última semana os alunos terão uma vivência única no deserto da Judéia e do Neguev, onde acompanhados de experientes guias, farão caminhadas e experiências na natureza vivenciando “in loco” a vida selvagem do deserto, bem como a ecologia, arqueologia e a história deste ecossistema peculiar.

O Brasil tem encaminhado alunos desde 1982 e muitos do ex-alunos são hoje reconhecidos pesquisadores. A estudante Patrícia Honorato Moreira, de Goiânia, participou do ISSI em 2019 onde estudou sobre como as árvores sobrevivem no clima extremo de Israel no laboratório de Ciências Ambientais. Ela, que já desenvolveu um método para despoluir lagos, emocionou-se quando relatou que nunca tinha visto o mar, e em Israel conheceu o Mar Morto, o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo. “Agora quero despoluir os mares”, disse ela.

Como se inscrever para o programa:

O concurso é aberto a estudantes de todo o Brasil que tenham terminado o segundo-grau ou que estejam cursando o primeiro ano do Ensino Superior em 2023. Os alunos devem ter idade entre 18 e 20 anos na data do programa e é essencial o domínio do inglês.

Os candidatos selecionados receberão bolsa integral que inclui viagem, estadia e taxas de atividades financiada pelo Grupo dos Amigos do Weizmann do Brasil.

Para participar do processo seletivo é necessário responder o formulário disponível no site http://amigosdoweizmann.org.br/stage/inscricoes/ até o dia 20 de março de 2023.

A segunda fase do processo consiste em entrevista pessoal ou online em inglês com os candidatos pré-selecionados, que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril (os candidatos convocados para essa fase serão notificados por e-mail/telefone). O resultado será divulgado no dia 12 de abril de 2023.

Das quatro vagas disponíveis para o Brasil, três serão preenchidas pelos candidatos escolhidos pelo processo seletivo (através do formulário disponível no site), e uma vaga será oferecida como prêmio a um estudante durante a FEBRACE.

Saiba mais sobre o Instituto Weizmann de Ciências

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é um dos principais institutos multidisciplinares do mundo, contando com mais de 5.400 cientistas, técnicos de laboratórios e estudantes. A instituição possui uma cultura internacional vibrante. Há mais de 70 anos reúne esforços que incluem a busca por novas formas de combater doenças e proteger o meio ambiente através do conhecimento e da inovação tecnológica.

Serviço:
Bolsas de Estudos para a Escola de Verão do Instituto Weizmann de Ciências (localizado em Rehovot, Israel).
Processo seletivo: 1ª fase: preenchimento do formulário no site: http://amigosdoweizmann.org.br/stage/inscricoes/– data limite 20 de março de 2023.
2ª fase: entrevista presencial ou online em inglês – 10 e 11 de abril
Divulgação dos resultados: 12 de abril pelo site: http://amigosdoweizmann.org.br/stage/programa-escola-de-verao/.