Federação Israelita SP participa do AJC Global Fórum 2023 em Israel

56

Lideranças da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) participaram, entre os dias 11 e 14 de junho, do AJC Global Fórum 2023. O evento, que também celebrou o aniversário de 75 anos de Israel, contou com cerca de 1.500 participantes, entre autoridades e representantes de países do Golfo Pérsico, da Europa e dos Estados Unidos, além de  lideranças políticas e da sociedade civil israelense.

Foram discutidos temas como o aumento do antissemitismo no mundo e a defesa do Estado judeu, diante de situações de conflitos e ameaças terroristas

Foi o primeiro evento sob a liderança do novo CEO, Ted Deutch, ex-deputado do Partido Democrata americano, que substitui David Harris. Criado em 11 de novembro de 1906, o Comitê Judaico Americano (AJC – American Jewish Committee) é uma das organizações mais antigas que atuam em defesa da comunidade judaica americana e de outras regiões.

O AJC já atuou em defesa das liberdades civis dos judeus ao longo dos tempos e possui um histórico de luta contra as diferentes formas de discriminação nos Estados Unidos, principalmente, e pela igualdade social, colaborando para reduzir diferenças com participação ativa no Movimento pelos Direitos Civis nos EUA.

O evento contou com três momentos marcantes dentre vários: o primeiro foi a entrega de um prêmio especial a dois integrantes de uma família de drusos,  que perderam alguns de seus membros servindo o exército de Israel e atuando na defesa da nação e da população israelenses. Os drusos representam uma minoria importante na sociedade israelense e estão totalmente integrados.

O segundo foi a criação de 15 a 20 grupos distintos encarregados de fazer uma jornada de visitas e aprendizagem em diferentes regiões do país para conhecer aspectos específicos da sociedade israelense. As visitas, por adesão, contaram com guias qualificados e resultaram em boas experiências.

O terceiro foi dedicado ao debate de temas que preocupam a todos e que dizem respeito ao antissemitismo. Esse momento contou com a presença de lideranças regionais que representam diferentes órgãos internacionais e que monitoram tendências e atuam em programas de combate e em legislações sobre a questão do antissemitismo. Entre eles, esteve Fernando Lottenberg, presidente do Conselho Consultivo da CONIB e Comissário da OEA para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo.

Foram compartilhadas as melhores práticas, os resultados obtidos e os representantes receberam um prêmio de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no sentido de conter o crescimento do antissemitismo e também por estratégias educativas e de repressão, adotadas em conjunto com entidades das comunidades judaicas globais, entidades da sociedade civil, bem como governos e instituições de estado de vários países espalhados pelo mundo.

“Uma parte importante dos trabalhos foi compreender e endereçar os principais desafios que a sociedade israelense atravessa, por conta de decisões da atual coalização que governa o país, desde início do ano. “Os debates e as discussões foram de muito bom nível com uma organização logística impecável”, afirmou o diretor da CONIB, Sergio Napchan.

Para o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, “O Global Fórum do AJC é uma oportunidade única para contatar líderes judeus de várias comunidades do mundo e escutar, em primeira mão, de líderes mundiais o que pensam sobre Israel e as comunidades judaicas. Sempre é um aprendizado, ainda mais em um momento tão especial na vida de Israel e o aumento preocupante do antissemitismo no mundo”

Além de Sergio Napchan, Ricardo Berkiensztat e Fernando Lottenberg, a delegação brasileira contou  com  a participação de Mario Fleck, ex-presidente da Fisesp, membro do Conselho Consultivo da CONIB e presidente do Conselho da CIP e dos Amigos do Weizmann Brasil.

Ted Deutch, novo CEO do AJC