Carlos Takahashi apresentou os 3 B´s do cerimonial

As normas do Cerimonial Público e sua importância para a compreensão mútua entre os povos foi o tema de palestra, na sede da Federação, conduzida pelo Chefe de Cerimonial do Gabinete do Prefeito de SP, Carlos Takahashi.

O bate-papo com diversos profissionais e voluntários das entidades judaicas, foi uma rica oportunidade para o entendimento de algumas das formalidades que regem um cerimonial, em espaços institucionais. De acordo com Takahashi “o cerimonial comunica uma mensagem invisível, por meio de um evento organizado”.

Com muita simpatia, Takahashi contou sua trajetória de como chegou a ser chefe do cerimonial da Prefeitura, que aconteceu por indicação do Secretário Walter Feldman e deu informações preciosas à todos que organizam eventos, usando como pano de fundo a cerimônia de posse da presidenta Dilma Roussef e o funeral do vice presidente José Alencar, eventos que seguem à risca as regras protocolares.

Autor do livro os “3Bs do cerimonial”, o especialista orientou, do ponto de vista prático, os novos profissionais, sobre algumas das principais normas que regem a atuação de um mestre de cerimônias diante de questões cotidianas, como a montagem de mesa, as formas de tratamento, e as precedências entre as autoridades. Takahashi afirma que esse protocolo, ou seja, esse conjunto de regras que contemplam o cerimonial deve estar pautado, fundamentalmente, em 3Bs: bom senso, boa organização e boa vontade, respeitando diferenças culturais, convenções e tratados internacionais.