As alunas do Colégio I.L. Peretz, que celebram a maioridade judaica nesse ano ouviram explicações sobre o ritual da Havdalá, que marca o término do Shabat, em bate-papo com a morá Patrícia Barlach. O tema do encontro foi “A luz no judaísmo e o papel da mulher”.

Nessa atividade, que também contou com o auxílio da morá de Tradição, Ety Fogel, as meninas participaram de um workshop de fabricação de velas de Havdalá. Uma de suas características é ter mais de um pavio, pois assim acontece a combinação de no mínimo duas chamas. A explicação vem da Torá, em que aparecem os dizeres: “Boré me’oré ha-esh” – “Aquele que cria as luzes do fogo” (luzes, no plural).

Passada a teoria, as bnot-mitzvá puseram a “mão na massa” para produzir a vela. Com a mistura de cubos de parafina colorida com anilina, elas usaram a criatividade para montar a fôrma, que recebeu por fim um banho de parafina líquida, para dar liga ao molde. As alunas levaram para casa o resultado desse bonito trabalho. Com o que restou da parafina, fizeram uma montagem para homenagear o grupo – uma escultura de parafina colorida com os dizeres: “Bat 2011”.