Yossef Bar Magen, Yaffa Zilbershats e Mario Fleck

A Universidade Bar Ilan de Israel trouxe ao Brasil, entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro, a professora Yaffa Zilbershats. Vice-Presidente da Universidade Bar-Ilan ela é considerada uma das maiores especialistas em direito internacional e constitucional de Israel e é vice-presidente da Associação Internacional de Advogados e Juristas Judeus, com sede em Tel Aviv.

Em São Paulo a Profa. Yaffa participou de uma série de eventos, com destaque para a palestra de abertura da conferência internacional Comunidades Judaicas na América Latina, na A Hebraica, no dia 03 de setembro, com a presença de Yaacov Margi, Ministro de Serviços Religiosos de Israel, RafaelEldad, embaixador de Israel no Brasil, Shimon Sharvit, vice- presidente do Ashkelon Academic College e Avigdor Ohana, diretor geral do Ministério de Serviços Religiosos.

O evento, que foi seguido de jantar no Salão Adolpho Bloch reuniu mais de 80 pesquisadores de universidades de Israel, América Latina, Europa, Estados Unidos e Brasil (que durante três dias participaram da Conferência na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH) da USP) e contou ainda com as presenças de Mario Fleck e Ricardo Berkiensztat, respectivamente presidente e vice -presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Gaby Milevsky, diretor de A Hebraica e dos rabinos David Weitman e Yossi Alpern, entre outros.

“Vim conhecer a populace judaica da cidade de São Paulo e apresentar os diversos projetos que temos na Universidade Bar Ilan. Além disto, estamos sediando uma importanteconferência na USP sobre as comunidades judaicas na América Latina. Para nós, é muito importante estabelecermos contatos e conhecermos de perto o que se passa na Diáspora”, destacou Yaffa.

A professora também participou de um encontro com o presidente da Fapesp, Celso Lafer, de reuniões com as representantes da Divisão Feminina do Fundo Comunitário e esteve com representantes do Departamento de Educação da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Vaad Chinuch) para discutir parcerias com a Universidade, objetivando melhorar o ensino judaico nas escolas paulistas. Representantes da universidade Bar Ilan, também ministraram palestra sobre a situação dos judeus na Síria, na Sinagoga Beit Yaakov e para um grupo de convidados na residência de Sasson Picciotto.

A Universidade Bar Ilan está localizada em Ramat Gan, subúrbio de Tel Aviv, Israel. Foi inaugurada em 1955 e hoje tem mais de 32.000 estudantes. O seu objetivo é conciliar os estudos religiosos com os estudos seculares.

Os eventos em São Paulo contoram com o apoio da Confederação Israelita do Brasil (Conib), da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), do Consulado de Israel em São Paulo.