Um acordo histórico foi assinado para a construção de um duto que levará água do Mar Vermelho ao Mar Morto evitando seu desaparecimento em algumas décadas

marmorto

O acordo foi assinado em Washington e vem após anos de esforços para resolver as questões da água na região.

O bombeamento de água do mar Vermelho, cerca de 200 milhões de metros cúbicos/ano, deve retardar o crítico processo de seca do mar Morto, o lago salgado no ponto mais baixo da Terra em relação ao nível do mar. O projeto teve apoio dos governos de Israel, Jordânia e da Autoridade Palestina, por este motivo tem sido considerado histórico. Serão 180 quilômetros de duto, incluindo uma usina de dessalinização de água a ser erguida em Aqaba, na Jordânia.

Os três territórios irão se beneficiar como projeto. Além do incentivo econômico, Israel tem uma preocupação ecológica, o mar Morto, importante ponto turístico do país, fica cerca um metro mais raso a cada ano. Originalmente, o mar Morto era alimentado pelo rio Jordão, mas, atualmente, quase toda a água desse curso fluvial vem sendo utilizada pelas populações locais para irrigação.

As relações de Israel com a Jordânia atravessam momentos difíceis por causa do conflito com os palestinos. Assim, paradoxalmente, portanto, o anúncio de uma parceria no campo ambiental se torna ainda mais significativo.

Os dois lados perceberam que o grave problema da secagem do mar Morto não pode esperar até que o clima político entre judeus e árabes melhore. Ameaças ambientais não respeitam fronteiras ou barreiras religiosas e ideológicas.