Conselho de pesquisa da USP anuncia professores laureados com o Prêmio USP Trajetória pela Inovação

299

Diretor de Educação da Federação Israelita SP, Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski é um dos premiados

A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar as ações dos docentes da Universidade de São Paulo que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo assim para a excelência do resultado institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do país. Podem ser premiados docentes ativos e aposentados da Universidade e também podem ser indicados docentes “in memoriam”.

O Prêmio USP “Trajetória pela Inovação”, criado pela Resolução USP n o 7.184, de 17.03.2016, registrou, em sua II Edição – 2019, 37 indicações de Docentes Ativos/Aposentados e 15
Docentes “In Memoriam”, encaminhadas pelo conjunto de Unidades, Museus e Institutos Especializados, cuja documentação está disponível no link: http://www.inovacao.usp.br/premioinovacao2019.
O Conselho de Pesquisa, em sua 159 aprovou as indicações de cinco homenageáveis dentre os nomes de Docentes, Ativos/Aposentados. Na sequência, a decisão final do homenageável In Memoriam, proposto pela Comissão Coordenadora, foi proferida pelo Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo. A solenidade de entrega da premiação, presidida pelo Magnífico Reitor da USP, em 08/04/2020, às 10 horas, na sala do Conselho Universitário, localizada na rua da Reitoria 374 – Cidade Universitária, São Paulo, Capital.

 Laureados:

Prof. Dr. Benedicto Wlademir de Martin (FMVZ);
Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski (FEA/EP);
Prof. Dr. José Carlos Pettorossi Imparato (FO);
Prof. Dr. Marco Henrique Terra (EESC);
Prof. a Dr. a Myriam Krasilchik (FE);

In Memoriam – Prof. Dr. Ivanildo Hespanhol (EP).

Prof. Dr. Benedicto Wlademir de Martin (FMVZ)
Professor aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, demonstrou, no decorrer de sua carreira, uma orientação para a inovação com iniciativas marcantes que apresentam reflexos até os dias de hoje. Responsável pela criação da área de radiologia veterinária no Brasil, suas iniciativas possibilitaram a evolução e a projeção nacional e internacional da radiologia veterinária e da medicina veterinária brasileiras.

Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski (FEA/EP)
Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e da Escola Politécnica com mais de 25 anos de dedicação à promoção da inovação e do empreendedorismo inovador no âmbito da Universidade, do Estado de São Paulo e do Brasil. Essa trajetória se dá tanto por meio das atividades de docência, pesquisa e fomento à inovação, como por meio da atuação em diferentes entidades nacionais e internacionais voltadas para o fomento da inovação e de políticas públicas para inovação.

Prof. Dr. José Carlos Pettorossi Imparato (FO)
Professor da Faculdade de Odontologia, foi criador do Banco de Dentes Humanos (BDH), iniciativa pioneira no Brasil e no mundo. O BDH foi o primeiro centro a organizar os procedimentos de coleta e doação de dentes aos estudantes, para que desenvolvessem suas atividades acadêmicas, sem a necessidade de irem atrás de alternativas para conseguir dentes. Além disso, o BDH tem um papel fundamental no fornecimento de material para o desenvolvimento de pesquisas. Ao longo da carreira, o Professor também foi responsável por algumas patentes.

Prof. Dr. Marco Henrique Terra (EESC)
Como Professor da Escola de Engenharia de São Carlos, contribuiu para o desenvolvimento de ciência aplicada relacionada com teoria de estabilidade, controle e filtragem de sistemas dinâmicos incertos. Os algoritmos resultantes possuem características inovadora de serem robustos, recursivos e úteis para aplicações em tempo real. Essa inovação aparece
marcadamente no desenvolvimento tecnológico de equipamentos de filtragem utilizados na indústria automotiva (inclusive no primeiro protótipo de caminhão autônomo brasileiro), bem
como na área de robótica (com destaque para robôs projetados para reabilitação de membros inferiores de pessoas que tiveram algum tipo de lesão), e também na produção de módulos didáticos utilizados no ensino de engenharia.

Prof. a Dr. a Myriam Krasilchik (FE)
Docente aposentada da Faculdade de Educação, destacou-se por iniciativas inovadoras em diversas frentes. Na implementação da USP Leste inovou no projeto de uma Unidade norteada pelo conceito de interdisciplinaridade. Fomentou a criação do Programa de Iniciação ao Ensino Superior que veio a se tornar o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da USP (PAE), que
vem contribuindo para a formação de recursos humanos para o ensino superior. Fora da Universidade, liderou iniciativas inovadoras, com destaque para a coordenação de um projeto elaborando uma série de experimentos científicos organizados em kits que tiveram grande impacto social na década de 70, não somente pela divulgação e ensino da ciência como por
incentivar a liberdade de pensamento por meio do conhecimento.

In Memoriam – Prof. Dr. Ivanildo Hespanhol (EP)
Destacam-se suas seguintes contribuições disponibilizadas à sociedade, no plano local e também global, em sua considerável trajetória pela inovação:
-Atuação de destaque na implantação do Curso de Engenharia Ambiental;
-Relevantes interações com instituições externas (FIESP, FIRJAN e SindusCon);
-Criação do Centro Internacional de Referência do Reúso de Água – CIRRA.