Torres do Congresso Nacional são iluminadas com a frase ‘Holocausto Nunca Mais”

4

As torres do Congresso Nacional foram iluminadas nesta noite de domingo (5) com a frase “Holocausto Nunca Mais”, em uma iniciativa da Confederação Israelita do Brasil (Conib), com apoio institucional do Congresso Nacional.

A ação é em memória aos seis milhões de judeus e outras tantas milhares de minorias exterminadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, no episódio mais sombrio da história moderna. O dia, conhecido como Yom Hashoá (Dia da Lembrança do Holocausto), é um momento para homenagear a resistência daqueles que se rebelaram em cidades europeias ocupadas e campos de concentração, e homenagear a memória de tantas vítimas que morreram ou traumatizadas. Neste dia, em Israel, as sirenes de alarme soam e guardam-se dois minutos de silêncio, reafirmando o compromisso de “lembrar e recordar – jamais esquecer”.

O presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, destaca a importância de nunca esquecer esse episódio sombrio para evitar que algo semelhante aconteça novamente. “Relembrar o Holocausto é mais do que uma homenagem às vítimas; é um compromisso com a justiça, a tolerância e a humanidade. Iluminar as torres do Congresso com ‘Holocausto Nunca Mais’ é um lembrete solene de nossa responsabilidade coletiva de nunca esquecer e de nunca permitir que tal horror não volte a ocorrer nunca mais, com nenhum povo, minoria ou etnia”.

Foto: Israel Szerman