Programação:

9:00 às 9:30 – Recepção e café de boas vindas

9:30 – Abertura – Mesa inaugural composta de autoridades: Presidente da Fisesp, Presidente do Ten Yad, Rabino David Weitman e convidados especiais com mais de 80 anos – Miriam e Ben Abraham – Presidente Sherit Hapleita.

Vídeo institucional do Ten Yad

Palavra do Rabino David Weitman – Judaísmo e o Envelhecimento

10:30 às 12:30 – Painel: “Envelhecimento no século XXI e nossos desafios”

Dra. Andrea Lopes – Envelhecimento no século XX, cenário sócio cultural

Andrea Lopes é doutora em Educação/Gerontologia (FE/Unicamp), com bolsa (CAPES) nos Estados Unidos, quando atuou como pesquisadora visitante na University of Southern California e no Center forHealthy Aging. Profa. Dra. Da Universidade de São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no curso de Graduação em Gerontologia. Atuou por duas vezes como pesquisadora visitante no Max Planck Institute for Humam Development (Alemanha). Recentemente atuou como pesquisadora visitante no Institute forDeveloping Economies, Japão, onde realizou pesquisa investigando o trabalhovoluntário realizado por idosos japoneses, em comparação aos idosos americanos e brasileiros

Dr. José Antonio Maluf de Carvalho – “Epidemologia do Envelhecimento” – Principais aspectos que envolvam o envelhecimento das populações com ênfase na população brasileira trazendo uma reflexão sobre as necessidades de mudança nas politicas e estruturas assistências voltadas para a pessoa idosa.
Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1972), com residência médica em Medicina Interna no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre em Gestão de Saúde IBMEC/Einstein, possui extensão internacional do MBA em Gestão de Saúde pelo Institute of Medicine (Philadelphia/EUA). É Professor da disciplina de Gerenciamento de Doenças do MBA de Gestão de Saúde do INSPER/Einstein. Dr. Maluf é Gerente Médico de Pacientes Crônicos e Idosos da SBIBAE.

Claudia Marina Fló – “Processo de Implementação do Programa São Paulo Amigo do Idoso”.
Doutora em Fisiopatologia Experimental pelo Faculdade de Medicina da USP, Brasil(2003); É graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP (1978), e graduada em Fisioterapia pelo Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP (1993), Mestre em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1997), Doutora em Ciências- Faculdade de Medicina da USP (2003), Especialista em Gerontologia (Gerontóloga-2005) pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Geriatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Trabalha na Secretaria de Estado da Saúde, Área Saúde do Idoso.

12:30 às 14:00 – Almoço

14:00 às 15:30 – Apresentações

Claudia Soares – da ONG IPROS – Empreendedorismo para a Transformação Social – Empreendedorismos na Maturidade

Educadora, pós-graduada em Psicopedagogia pela PUC/SP e formada pela Universidade de Granada – Espanha, em Gestão de Programas Intergeracionais. É Fundadora e Diretora Institucional do IPROS, atuando na área de Empreendedorismo na Maturidade e Captação de Recursos; membro do Conselho de Desenvolvimento Local da Fecomércio e do Conselho de Acessibilidade Permanente da Prefeitura de São Paulo.

Dr. Delton Pastore – Guia do Direito das Pessoas Idosas
8º Promotor de Justiça de Direitos Humanos da Capital – Área do Idoso. Especialização em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Mestrado em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Doutorando em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ex-assessor da Procuradoria-Geral de Justiça

15:30 às 17:00 – Experiências inovadoras

1. Reinventando a Vida – Grupo de conversa para pessoas a partir dos 50 – Kitty Haasz Psicóloga, Curso de pós graduação “Generación de Redes y Relaciones Colaborativas” pela Universidad Nacional de Lanus, Argentina e Centro de Estudios Sistemico. Implantação e supervisão do Programa de Voluntários da Faculdade Aberta à Terceira Fase da Vida UNIÁ, e de diversos programas de voluntariado, inclusive na FISESP. Co-coordena o programa da 3ª idade do Bait. Trabalha em consultório e instituições.

2. Cohousing – Lilian Avivia Lubochinski, é arquiteta urbanista. Cursou a faculdade de arquitetura no Technion em Israel, quando se iniciou nos estudos de gerontologia. Trabalha amplamente com processos participativos de co-criação de projetos, design universal (inclusivo), sustentabilidade na construção, eficiência energética e harmonização ao território.

3. Testamento Vital – Diretivas Antecipadas de Vontade dos Pacientes – Graziela Zlotinik Chehaibar Doutora em Ciências – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) Pesquisadora em Bioética

4. Filme graypower – “Branco, prata e outros tons” Elca Rubinstein- PhD em economia, convidada para o cargo de Economista Sênior, no Banco Mundial, em Washington, onde permaneceu por 18 anos, atuando na área de projetos sociais para a Ásia, África e ex-União Soviética. Aposentada há 12 anos, completou em 2013 a formação em gerontologia oferecida pelo Sedes Sapientiae e participou do Programa de Treinamento “From Age-ing to Sage-ing”, organizado pelo ALEPH, nos Estados Unidos. Em 2013, aos 67 anos, conseguiu finalmente abandonar a tintura dos cabelos para descobrir, literalmente, os seus fios brancos e prateados. A descoberta levou a propor um documentário sobre o assunto, cujo projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura e está sendo executado com recursos de incentivo fiscal através da Lei Rouanet (PRONAC 138239).

17:00 – Avaliação e coffee end